fachada do projeto Praça 4

Praça 4: conheça as estratégias de sustentabilidade utilizadas no local

Publicado

Crédito da foto de capa: DSC Imagens

O projeto Praça 4, assinado pelo escritório Hype Studio, foi desenvolvido para as incorporadoras “Famcorp” e “Lugares com Alma” no bairro Menino Deus, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. 

O projeto teve como objetivo criar ambientes que buscam priorizar espaços que são modernos, confortáveis, que acolhem, trazem humanidade e também sejam eficientes em recursos naturais e no uso de seus espaços.

Para o desenvolvimento do projeto, foram utilizados materiais e tecnologias sustentáveis, que trazem todo o poder, diferenciais e benefícios do contato com a natureza. Conheça as estratégias de sustentabilidade e utilidades da praça 4 lendo o artigo completo!

Praça 4: conheça o projeto

O Praça 4 foi pensado e articulado por meio de uma grelha modular que a cada oito metros tem dois apartamentos por andar, e, onde ocorreu a subtração, foi aberto espaço para a criação e desenvolvimento de praças abertas para os moradores se integrarem. 

Funciona assim: são três praças no lado de dentro e uma no lado de fora, que interligam através de uma escada aberta em um percurso todo iluminado e com muito verde. 

Com isso, a proposta sugere que os moradores acessem seus apartamentos a pé, ao ar livre, e aproveitem as áreas abertas para fazer exercícios, trabalhar, contemplar e, claro, ter momentos de lazer.

Algumas alternativas foram usadas para garantir o conforto térmico e acústico do projeto. Entre eles, a diminuição do consumo de energia e utilização de fontes renováveis de recursos. A seguir, conheça algumas soluções construtivas utilizadas na Praça 4.

Jardins Verticais Ecotelhado

As paredes verdes do empreendimento são de material reciclado, com reserva de água, irrigação e fertilização automatizada. Isso reduz a poluição “in loco” pois retém material particulado e melhora a qualidade e umidade do ar. 

O sistema é irrigado pela água que vem da chuva, coletada em uma cisterna – tem um timer ligado a um solenóide programável – e as regas podem ser determinadas conforme a época do ano, com irrigações diárias ou mais espaçadas.

Jardim Vertical da Ecotelhado foi utilizado no projeto da Praça 4.

Fachadas ventiladas

As principais fachadas são revestidas com um sistema ventilado, de painéis cimentícios leves com alta resistência, o que melhora o consumo e conforto das áreas internas.

Vidros laminados

Todos os vidros da parte externa do projeto são feitos com vidros laminados de 4mm para melhor conforto acústico da edificação.

Aquecimento de água solar

O prédio tem sistema de placas solares para aquecimento da água, e para o inverno é usado um sistema integrado de gás natural para que a temperatura sempre fique ideal. Tudo isso resulta em economia de recursos naturais e financeiros.

Drywall duplo com alto desempenho

Esta tecnologia deixa o prédio com baixo ruído, bom desempenho termoacústico, além da lã isolante ser de pet reciclada e chapas duplas de gesso com colunas duplas, resultando na redução da transferência de ruídos de um apartamento para outro através de vibrações.

Piso elevado na parte externa

Essa solução, realizada no projeto da Praça 4, tem pisos de forma elevada do chão através de pedestais e placas intertravadas, fazendo com que escoa a água sob o piso. Além de minimizar o calor entre as lajes, o piso elevado ainda coleta água da chuva para a irrigação das paredes verdes e projete as lajes.

Laje sem furo hidráulico entre apartamentos

Os banheiros foram estrategicamente projetados com saída horizontal e equipamentos hidráulicos, reduzindo assim os riscos de vazamentos e ruídos do sistema hidráulico do vizinho.

Portas acústicas

As portas de entrada de todos apartamentos do projeto da Praça 4, além de serem bem vedadas, protegem de vento, insetos, dando uma maior proteção. Além disso, possuem um dispositivo que veda o vão da porta na parte inferior, dando maior privacidade.

Manta acústica e contrapiso

Os pisos das áreas privativas são constituídos por laje de concreto e manta acústica e foram projetados para ter o menor ruído possível.

Bicicletário

Por ser o veículo mais sustentável do mundo, a bicicleta também recebeu espaço na Praça 4. Com isso, o projeto possui vagas para bike de todos apartamentos.

Além de toda essa pegada contemporânea, moderna e dinâmica, o Praça 4 ainda possui em sua fachada uma conexão ativa com o espaço público, comércio aberto para rua, aliado aos mobiliários e vegetações, criando uma “vibe” e um estímulo para as pessoas fazerem caminhadas e transitarem por lá.

São iniciativas como essas que contribuem para a gestão dos espaços urbanos e para tornar nossas cidades mais inclusivas, seguras e sustentáveis.

Agora que você já sabe mais sobre o projeto Praça 4 e conhece suas estratégias de sustentabilidade, aproveite para ler outros conteúdos relacionados em nosso blog

A Ecotelhado oferece diversas soluções para Design Biofílico, Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável. 

Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais.

Entre em contato para fazer o seu orçamento!